Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio
DOI :
https://doi.org/10.5380/am.v1i8.38018Mots-clés :
Ficção seriada, Representação, Prostituição.Résumé
Este artigo analisa a construção da imagem de garotas de programa na série televisiva brasileira O Negócio, exibida pelo canal HBO. Parte-se de noções de representação para compreender enquadramentos e particularidades da prostituição em séries de TV na contemporaneidade. A estratégia metodológica adotada foi a análise das imagens em movimento nos 13 episódios da primeira temporada da série. Uma das descobertas da pesquisa foi que O Negócio associa a representação das profissionais do sexo ao mundo dos negócios, sob a perspectiva do luxo, e posiciona as protagonistas como prostitutas por livre escolha, ousadas e independentes. Essa representação se distancia do chamado “submundo” da prostituição de rua e dos prostíbulos, que retrata mulheres marginalizadas e associadas ao uso de drogas.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.