Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio

Authors

  • Telma JOHNSON Profa. Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Gabriella Cristina do Nascimento RIBEIRO Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i8.38018

Keywords:

Ficção seriada, Representação, Prostituição.

Abstract

Este artigo analisa a construção da imagem de garotas de programa na série televisiva brasileira O Negócio, exibida pelo canal HBO. Parte-se de noções de representação para compreender enquadramentos e particularidades da prostituição em séries de TV na contemporaneidade. A estratégia metodológica adotada foi a análise das imagens em movimento nos 13 episódios da primeira temporada da série. Uma das descobertas da pesquisa foi que O Negócio associa a representação das profissionais do sexo ao mundo dos negócios, sob a perspectiva do luxo, e posiciona as protagonistas como prostitutas por livre escolha, ousadas e independentes. Essa representação se distancia do chamado “submundo” da prostituição de rua e dos prostíbulos, que retrata mulheres marginalizadas e associadas ao uso de drogas.

Author Biographies

Telma JOHNSON, Profa. Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Gabriella Cristina do Nascimento RIBEIRO, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Jornalista diplomada pela Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora.

How to Cite

JOHNSON, T., & RIBEIRO, G. C. do N. (2014). Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(8). https://doi.org/10.5380/am.v1i8.38018

Issue

Section

Dossiê | Dossier