The fandom remembers: Cultura das séries e expertise em Game of Thrones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.88661

Palabras clave:

Cultura das séries, Fandom, Game of Thrones, Expertise.

Resumen

Imersos em uma cultura participativa, a televisão e as redes sociais na internet mostram-se cada vez mais interligadas. Assistir a uma ficção seriada, por exemplo, deixou de ser uma tarefa solitária e, levando em consideração a popularidade desse formato, esta pesquisa realizou uma análise de conteúdo dos comentários referentes à quinta temporada de Game of Thrones no Facebook e no Twitter, dentro do território brasileiro. Do material recolhido, a expertise foi sintomática para questões de afetividade, socialização e poder. Dessa forma, percebeu-se a existência de uma hierarquia dentro do fandom, além da percepção da série como um elo entre os indivíduos.

Biografía del autor/a

Mateus Vilela, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto A no curso de Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Mestre em Comunicação Social, pela PUCRS, e Designer gráfico, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Autor dos livros Televisão, literatura e mídias sociais: sociabilidade, convergências e pós-modernidade, de 2019; e Televisão Digital Brasileira: Um estudo sobre processos comunicativos e avanços tecnológicos, de 2013. Organizador dos livros Experiências de pesquisa em design, de 2021; Redes e convergências, de 2007, Redes e convergências: telas, interações e conectividades, de 2018, e Conexões digitais e convergentes: sentidos, afeto e cultura, de 2019.

Publicado

2024-01-08

Cómo citar

Vilela, M. (2024). The fandom remembers: Cultura das séries e expertise em Game of Thrones. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.88661

Número

Sección

Artigos | Articles