O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p253-272Keywords:
Consumo, Kaiut Yoga, Experiências Etnográficas.Abstract
O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author(s) of a text approved by reviewers give(s) automatically, and without any kind of burden, the right of first publication of the material submitted.