Maracatu Rural na imprensa: O Contra Agendamento da cultura popular nos meios de comunicação de massa

Autores

  • ZULMIRA NÓBREGA Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraiba
  • PATRICIA YARA SILVA ROCHA Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87911

Palavras-chave:

Jornalismo, Agenda Setting, Contra Agendamento, Cultura popular, Maracatu Coração Nazareno.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender o processo de Agendamento e Contra Agendamento da cultura popular, notadamente a divulgação do Maracatu Rural Coração Nazareno, um grupo composto exclusivamente por mulheres, nas páginas dos jornais pernambucanos Jornal do Commércio e Diário de Pernambuco, durante os carnavais de 2019 e 2020. Utiliza, para tanto, a análise de conteúdo, e revela a utilização de estratégias de Contra Agendamento inspiradas na temática feminista, pautada nos princípios de igualdade entre homens e mulheres.

Biografia do Autor

ZULMIRA NÓBREGA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraiba

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

PATRICIA YARA SILVA ROCHA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraiba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Jornalista do Departamento de Comunicação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). 

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

NÓBREGA, Z., & ROCHA, P. Y. S. (2024). Maracatu Rural na imprensa: O Contra Agendamento da cultura popular nos meios de comunicação de massa. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87911

Edição

Seção

Artigos | Articles