Maternidades conectadas: interações, consumos e valores maternos em grupo de amamentação

Autores

  • FERNANDA BOTO PAZ ARAGAO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - professora efetiva Universidade Federal do Ceará (UFC) - doutoranda https://orcid.org/0000-0003-3682-7133
  • Silvia Helena Belmino Freitas Profa do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). https://orcid.org/0000-0001-9206-2273

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87875

Palavras-chave:

Maternidade, Consumo, Comunidades Virtuais.

Resumo

A maternidade, para além dos aspectos biológicos, é uma construção social. E como tal, vem ocupando espaço midiático sob diferentes óticas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou realizar um estudo observacional sobre as interações por meio do consumo em comunidades virtuais, mais especificamente em um grupo de amamentação no WhatsApp. Os principais resultados indicaram o consumo como incitador de sociabilidades e de trocas relacionadas aos valores culturais que circulam sobre maternidade e que as trocas de experiências e o acesso às informações podem colaborar para a contestação de saberes institucionalizados.

Biografia do Autor

FERNANDA BOTO PAZ ARAGAO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - professora efetiva Universidade Federal do Ceará (UFC) - doutoranda

Formada em publicidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  pós- graduada em Gerência de Marketing e em Estratégia e Gestão Empresarial,  mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Estadual do Ceará (UECE),  professora efetiva do curso de Comunicação Social -  Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e doutoranda no PPGCOM -  UFC.

Silvia Helena Belmino Freitas, Profa do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutora em comunicação pela Universidade de Brasília. Profa do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autora do livro: Sinta na pele esta magia: a propaganda turística do Ceará (1987-1994) Ed. UFC, 2018. Líder do Grupo de Pesquisa de Imagem, consumo, experiência urbana em processos/produtos de comunicação (GICEU), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

ARAGAO, F. B. P., & Freitas, S. H. B. (2024). Maternidades conectadas: interações, consumos e valores maternos em grupo de amamentação. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.87875

Edição

Seção

Artigos | Articles