Chamada de trabalhos para edição 20: O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual

As professoras Ariane Holzbach (UFF) e Juliana Gutmann (UFBA) são as organizadoras do Dossiê "O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual", da revista Ação Midiática, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A televisão hoje é protagonista de uma enorme quantidade de fenômenos que atravessam circuitos comunicativos de diferentes dispositivos e ambiências midiáticas. Falar em televisão é englobar reflexões em torno de suas dimensões técnicas, políticas, institucionais e culturais que se articulam com complexas ecologias audiovisuais.

Muito mais do que programas televisivos e os contratos simbólicos que os telespectadores firmam com esses produtos em ambientes domésticos, a televisão hoje se relaciona com o streaming, com as narrativas transmidiáticas, com o consumo global, móvel, portátil e com as redes sociais digitais, além de ser central nas políticas em torno dos conglomerados midiáticos e para a compreensão dos fluxos globais de conteúdo.

Tudo isso exige que atualizemos o que entendemos e como demarcamos os conceitos em torno da televisão (ou das televisões). A proposta deste dossiê é levantar o debate em torno do papel da TV em variados fenômenos sociotécnicos. Para isso, incentivamos proposições que abordem questões teóricas, metodológicas e/ou analíticas sobre a TV em transformação no contexto contemporâneo, enfatizando suas novas formas e processos de interação com outras mídias e plataformas.

Calendário

Chamada de artigos: 18/12/2019 a 20/04/2020