Chamada de trabalhos para edição 20: O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual

As professoras Ariane Holzbach (UFF) e Juliana Gutmann (UFBA) são as organizadoras do Dossiê "O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual", que fará parte da edição nº 20 da revista Ação Midiática, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A televisão hoje é protagonista de uma enorme quantidade de fenômenos que atravessam circuitos comunicativos de diferentes dispositivos e ambiências midiáticas. Falar em televisão é englobar reflexões em torno de suas dimensões técnicas, políticas, institucionais e culturais que se articulam com complexas ecologias audiovisuais.

Muito mais do que programas televisivos e os contratos simbólicos que os telespectadores firmam com esses produtos em ambientes domésticos, a televisão hoje se relaciona com o streaming, com as narrativas transmidiáticas, com o consumo global, móvel, portátil e com as redes sociais digitais, além de ser central nas políticas em torno dos conglomerados midiáticos e para a compreensão dos fluxos globais de conteúdo.

Tudo isso exige que atualizemos o que entendemos e como demarcamos os conceitos em torno da televisão (ou das televisões). A proposta deste dossiê é levantar o debate em torno do papel da TV em variados fenômenos sociotécnicos. Para isso, incentivamos proposições que abordem questões teóricas, metodológicas e/ou analíticas sobre a TV em transformação no contexto contemporâneo, enfatizando suas novas formas e processos de interação com outras mídias e plataformas.

Calendário

Chamada de artigos: 18/12/2019 a 09/02/2020