Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Raega - O Espaço Geográfico em Análise?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS:


I. DEVIDO A GRANDE DEMANDA, O TEMPO MÉDIO ENTRE A SUBMISSÃO E ACEITE DE UM ARTIGO É DE  1 ANO APROXIMADAMENTE.

 

II - ORIENTAÇÃO GERAL

1. A Revista RA'E GA publica trabalhos de pesquisa inéditos na forma de artigos científicos relacionados à análise do espaço geográfico, em todas as suas vertentes.

2. O artigo deve ser submetido por meio do sistema eletrônico SER.

3. O artigo deve ser inédito.

4. O artigo não pode ter sido submetido para publicação em outra revista.

5. Os artigos poderão ser apresentados nos idiomas: português, inglês e espanhol.

6. O trabalho deverá conter, no mínimo, 50% das suas referências bibliográficas advindas de artigos científicos publicados em periódicos. Casos excepcionais poderão ser justificados.

7. Não serão publicados dois ou mais artigos de um mesmo autor (es) em um mesmo número da revista, mesmo em co-autoria.

8. O artigo deve ter entre 15 e 25 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências.

9. O arquivo do artigo submetido não pode ultrapassar 10mb (megabytes). Casos excepcionais poderão ser justificados.

10. Não serão aceitos documentos suplementares além do arquivo principal do artigo.

11. O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade dos autores.

12. Devem ser indicadas, se for o caso e na primeira página, as fontes de financiamento relacionadas ao trabalho.

13. O texto deve apresentar linguagem científica, impessoal, não podendo ser redigido em 1ª pessoa.

14. Recomenda-se que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Originais identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.

15. O artigo será submetido à apreciação do Conselho Consultivo da Revista (revisão e aprovação por pares), que acatará ou não a publicação. Cada artigo será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. O processo de avaliação por pares é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores, por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do artigo submetido. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado na comunicação entre editor e autor.

16. Após a aprovação do trabalho, o Conselho Editorial da Revista entrará em contato com os autores, solicitando as informações completas sobre a formação, a instituição de origem, cidade, estado, país e e-mails de todos os autores.

 

17. ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DAS NORMAS SERÃO SUMARIAMENTE REJEITADOS E ARQUIVADOS 

 

III - CONFLITO DE INTERESSE

No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

 

IV - FORMATAÇÃO DO TEXTO

1. O texto deve ser digitado utilizando-se o programa MICROSOFT WORD FOR WINDOWS.

2. A configuração da página deve ser A4 com margens de 3 cm (superior, inferior, direita e esquerda).

3. Utilizar letra Calibri tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Indicação padrão para parágrafo (tabulação) ou recuo da primeira linha de 1,25cm.

4. Os autores não devem ser identificados no corpo do texto e nas figuras, gráficos ou mapas.

 

V - ORGANIZAÇÃO DO TEXTO

1.  O artigo deverá conter, na primeira página, apenas o título (português e inglês) e na segunda página deverá constar o resumo e o abstract, com 200 a 250 palavras, espaçamento simples em parágrafo único, ambos precedidos de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

As palavras-chave não devem ser as mesmas presentes no título do artigo.

O Resumo deve sintetizar o trabalho e nele devem constar o objetivo e a conclusão.

Os nomes dos autores e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria não devem fazer parte do arquivo submetido.

 

2.  O artigo deve possuir a seguinte estrutura:

- Introdução

- Materiais e Métodos

- Resultados e Discussão

- Conclusão ou Considerações Finais

- Referências

Outras seções e subseções serão aceitas, no entanto, as seções acima possuem caráter obrigatório.

A Introdução deve apresentar: a contextualização, a justificativa, bem como os objetivos da pesquisa.


3. Citações devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

a) referências chamadas no texto: (SANTOS, 1995, p.90)

b) referências inseridas na frase: segundo Santos (1995, p.08).

c) identificar por letras caso um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano: (SANTOS, 1995a, p.06).

d) citações textuais de menos de cinco linhas devem aparecer no decorrer do texto, na mesma letra e entre aspas, as de mais de cinco linhas devem ser digitadas com recuo na margem esquerda de 6cm, sem aspas nem itálicos e em letra Arial, tamanho 9.

 

4. Referências devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

a) livro: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do livro). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano da edição.

b) capítulo de livro: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (Ed., Org., Comp.). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano. Número do capítulo, p. página inicial - página final do capítulo.

c) artigos de periódicos/revistas: SOBRENOME, Iniciais do nome (de todos os autores). Título do artigo. Nome do periódico (em negrito), Cidade da publicação, número do volume, número do fascículo, p. página inicial - página final, ano.

d) trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do autor). Título do trabalho acadêmico (em negrito). Data de publicação. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/ em ...) - Departamento, Universidade, cidade da defesa.

e) trabalhos em eventos: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, número do evento, ano de realização, cidade: Editora, data, página inicial-final.

f) artigos de periódicos online: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. Local: Editora, data. Disponível em: (fonte). Acesso em: data (dia, mês, ano).

 

5. As figuras, quadros e tabelas devem ser inseridas ao longo do corpo do texto. Nas figuras a legenda deve estar posicionada na parte inferior, seguido pela fonte dos dados. Nas tabelas a legenda deve estar na parte superior e a fonte dos dados na parte inferior. 

a) Os mapas devem conter legendas que contemplem todos os seus elementos assim como indicações de coordenadas, informações técnicas sobre o sistema de projeção.

b) Os nomes dos autores não deve estar presentes nas figuras, tabelas e quadros.


Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima nas DIRETRIZES PARA AUTORES. As submissões que não estiverem de acordo com as DIRETRIZES PARA AUTORES serão arquivadas e o autor responsável será comunicado.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Termo de Responsabilidade

O autor que realizar a submissão, utilizando acesso ao sistema da revista por meio de login e senha, assume a total responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido e declara automaticamente que todos os autores leram e concordam com o manuscrito submetido à Revista RAEGA para avaliação e possível publicação. O autor, responsável pela submissão eletrônica, também declara que o mesmo não foi submetido simultaneamente à apreciação por outros periódicos brasileiros, tratando-se de material inédito em âmbito nacional. Em adição, o autor que realiza a submissão é considerado como o responsável pelo recebimento das mensagens enviadas pelo editor da revista.

_____________________________________________________________

RA'E GA : O Espaço Geográfico em Análise. ISSN:2177-2738 (digital)

RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análise. ISSN:1516-4136

Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100- Centro Politécnico
CEP 81532 980 Caixa Postal 19001 - Jardim das Américas - Curitiba - Pr
Fone: (41) 3361-3454
e-mail: raega@ufpr.br
web site: www.geografia.ufpr.br/raega

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. Os nomes dos autores e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria foram removidos do arquivo submetido, inclusive os que poderiam constar nos metadados e ou propriedades do documento no Microsoft Word.
  4. O trabalho contém, no mínimo, 50% das suas referências bibliográficas advindas de artigos científicos publicados em periódicos. Casos excepcionais poderão ser justificados.

  5. O texto está configurado conforme as nosmas da Ra'e GA:

    - página A4 com margens de 3 cm (superior, inferior, direita e esquerda).

    - letra Calibri tamaho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Indicação padrão para parágrafo (tabulação) ou recuo da primeira linha de 1,25cm.

  6. O artigo obedece TODAS as normas e instruções da Revista Ra'e Ga, disponíveis em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/raega/about/submissions#authorGuidelines.
  7. O autor que realizar a submissão, utilizando acesso ao sistema da revista por meio de login e senha, assume a total responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido e declara automaticamente que todos os autores leram e concordam com o manuscrito submetido à Revista RAEGA para avaliação e possível publicação. O autor, responsável pela submissão eletrônica, também declara que o mesmo não foi submetido simultaneamente à apreciação por outros periódicos brasileiros, tratando-se de material inédito em âmbito nacional. Em adição, o autor que realiza a submissão é considerado como o responsável pelo recebimento das mensagens enviadas pelo editor da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.