Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
Palavras-chave:
Paulo Freire, formação de educadores, gestão escolar, práticas educativas crítico-reflexivasResumo
Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.