Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas

Autores

  • Ana Lúcia Souza de Freitas
  • Mari Margarete dos Santos Forster

Palavras-chave:

Paulo Freire, formação de educadores, gestão escolar, práticas educativas crítico-reflexivas

Resumo

Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi  realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise  preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

Freitas, A. L. S. de, & Forster, M. M. dos S. (2016). Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar Em Revista, 32(61), p. 55–69. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206

Edição

Seção

Dossiê Temático