A THORACIC DRAINAGE SIMULATOR FOR SMALL ANIMAL SURGERY TRAINING
Simulador de drenagem torácica para o treinamento de cirurgia em pequenos animais
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98572Resumo
Está em crescimento o interesse no uso de simuladores para o treinamento no cirurgia veterinária. Porém, existem poucos suporte de treinamento disponíveis para a drenagem torácica, a qual é uma importante técnica. Portanto, esta pesquisa objetiva o desenvolvimento e validação de um simulador para frenagem torácica que auxilie as aulas práticas de cirurgia. Este simulador foi construído com costelas de acrílico recobertas com camadas de silicone e tecido sintético para simularem as camadas da pele, subcutâneo e musculatura. Para avaliação de sua efetividade, este foi comparado com o treinamento padrão em cadáver utilizando-se de um questionário em escala Likert de cinco opções. O questionário foi completado por 25 estudantes de veterinária usando este simulador durante as aulas da rotina cirúrgica. Os estudantes responderam positivamente a maioria das questões, indicando que o simulador performou bem quando comparado ao treino em cadáver. As respostas foram avaliadas o método de Validação Diagnóstica de Conteúdo (VDC). As questões que receberam maiores pontuações foram relacionadas ao número de costelas (VDC=0.79), o local de incisão na pele (VDC=0,77), e a quantia de fluido drenado (VCD=0.81). O simulador foi considerado útil para as aulas práticas de cirurgia, pois proporcionou um treinamento satisfatório (VDC=0.85) e aumentou a confiança dos alunos (VDC=0.85).
Palavras-chave: Curva de aprendizado; Inserção de dreno torácico; Métodos alternativos; Toracocentese; Treinamento de habilidades
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











