ADIÇÃO DE ÁGUA NA EXTRUSÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E DIGESTIBILIDADE DA DIETA EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i4.50044Keywords:
condicionador, extrusado, gelatinização do amidoAbstract
Objetivou-se avaliar o efeito da adição de crescentes níveis de água no condicionador sobre as características físico-químicas dos extrusados e a digestibilidade da dieta em cães. Foram utilizados cinco cães adultos que consumiram dietas contendo: 1072, 1182, 1293, 1444 e 1565 kg de água/hora adicionada no condicionador. O delineamento foi em Quadrado Latino (5 x 5) e os dados foram submetidos à análise de regressão e correlação. A inclusão de até 1565 kg de água/hora no condicionador apresentou correlações (P<0,05) negativas com a dureza e a densidade e positivas com a atividade de água, umidade, porosidade e grau de gelatinização do amido dos extrusados. No entanto, a digestibilidade e a energia metabolizável das dietas não foram influenciadas pela quantidade de água adicionada no condicionador (P>0,05). Além disso, a adição intermediária de 1293 kg de água/hora no condicionador apresentou poros maiores, sendo que o aumento em até 1565 kg de água/hora apresenta poros menores proporcionando densidade e dureza menores e aumento na gelatinização do amido. No entanto, não afeta a digestibilidade da dieta em cães.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











