INCIDÊNCIA DE SÍNDROME CÓLICA OCASIONADAS POR CORPOS ESTRANHOS EM CAVALOS CARROCEIROS DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i1.45341Palavras-chave:
afecções gastrintestinais, celiotomia, desconforto abdominal, equinos de traçãoResumo
As obstruções ocasionadas por corpos estranhos em equinos de tração são causadoras de síndrome cólica. Nestes animais esta incidência dá-se ao fato destes viverem em locais de más condições sanitárias e possuírem manejo nutricional ineficiente. O presente trabalho relata os achados de corpos estranhos intestinais ocasionando síndrome cólica em seis animais atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná. Foram encontrados nos animais sacos plásticos e enterólitos em cólon menor, cólon maior, reto ou cólon transverso. A resolução foi cirúrgica para cinco animais e clínica em um. Demonstra-se a incidência de obstruções causadas pela ingestão de corpos estranhos nestes animais, enfatizando suas causas, principais locais e os métodos de diagnóstico auxiliares. A frequência de desconforto abdominal devido esta causa mostrou-se alta devido ao erro de manejo destes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











