FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Whitius piger (PSEUDOSCORPIONIDA) EM GRANJA AVÍCOLA EM PELOTAS, RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4426Palavras-chave:
Whitius piger, flutuação populacional, aviário, Pseudoscorpionida, population flotation, aviaryResumo
Para avaliar a flutuação populacional de Whitius piger foram utilizados dois métodos de monitoramento, armadilha do tipo tubo e do tipo sanduíche. O experimento realizou-se no período de abril de 2002 a março de 2003, em aviário do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), localizado em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Nesse período foram capturados 1539 exemplares de Whitius piger, sendo o período de maior ocorrência no mês de março (312), quando a temperatura média mensal foi de 22,2ºC e a menor ocorrência foi no mês de junho (11) com temperatura média mensal de 14,5ºC. O pseudoescorpionideo esteve presente nos 12 meses de coleta, apresentando maior captura nos meses de maior temperatura e menor captura nos meses de menor temperatura.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.