Application of techniques for intake, diet composition and digestibility studies
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4411Keywords:
Avaliação de alimentos, consumo, digestibilidade, indicadores, Evaluation of feeds, intake, digestibility, markersAbstract
A adequada nutrição dos animais de produção é dependente do conhecimento das exigências dos animais e valor nutritivo dos alimentos. No entanto, em muitas situações, a obtenção das informações necessárias não é possível ou é dificultada pela falta de recursos ou alto custo dos procedimentos experimentais, sendo necessária a aplicação de técnicas que possam estimar de forma precisa os parâmetros desejados. A avaliação de animais em pastagem é bastante dificultada pela impossibilidade em se controlar a ingestão e excreção dos animais, onde a aplicação de modelos matemáticos e a utilização de indicadores surgem como alternativas que podem reduzir custos e aumentar a precisão das estimativas. O objetivo dessa revisão foi apresentar as principais técnicas em uso que visam determinar os parâmetros consumo, digestibilidade e composição da dieta em diferentes sistemas de produção assim como as particularidades, vantagens e desvantagens dos métodos empregados. A escolha da técnica empregada depende fundamentalmente dos objetivos a serem alcançados, dos recursos disponíveis e da precisão necessária. A utilização de indicadores é uma ferramenta bastante apropriada, possibilitando a estimativa de consumo e digestibilidade nos diferentes compartimentos gastrintestinais. O emprego dos alcanos tem apresentado resultados bastante satisfatórios na avaliação da composição das dietas, em especial em sistemas de pastagem.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











