DESENVOLVIMENTO DE IMUNÓGENO CONJUGADO DE LIPOPOLISSACARÍDEO DE Pseudomonas Aeruginosa E TOXÓIDE TETÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.24986Palavras-chave:
medicina veterinária, desenvolvimento de vacinas, microbiologiaResumo
O lipopolissacarídeo (LPS) de Pseudomonas aeruginosa foi conjugado ao toxóide tetânico (TT, toxina inativada do Clostridium tetani) utilizando a técnica de aminação redutiva direta, para o desenvolvimento de uma vacina conjugada (LPS-TT). Avaliou-se a resposta imune in vivo após aplicações intraperitoneais do imunógeno LPS-TT em camundongos Swiss, administrando-se 4 aplicações de LPS-TT com intervalos entre as doses de 14 dias. Avaliou-se o título de anticorpos anti-Pseudomonas produzidos pela técnica de soroaglutinação microscópica. Os grupos que foram imunizados com LPS-TT e com LPS+TT (não conjugado quimicamente) apresentaram resposta de anticorpos aglutinantes superior ao controle imunizado apenas com LPS, e a resposta após o reforço vacinal dos animais imunizados com o conjugado LPS-TT foi 567% superior ao dos animais imunizados com LPS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











