SIMULAÇÃO DA EVOLUÇÃO DO REBANHO CONSIDERANDO POTENCIAL DE CRESCIMENTO E HABILIDADE MATERNA COMO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO EM BOVINOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.13463Palavras-chave:
cerrado, Nelore, predição, produção animal, animal production, Nellore, predict, savannaResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de simulação, o resultado de vinte anos de seleção para crescimento e habilidade materna na produtividade de um rebanho Nelore puro de origem (PO), marca BRGN (Nelore BRGN), criado no bioma Cerrado. O modelo de simulação utilizado foi o DECI (Decision Evaluator for the Industry Cattle), ao qual foram informados os dados de forma a refletir, o mais fielmente possível, o sistema de produção do rebanho Nelore da Embrapa Cerrados. O modelo de simulação DECI foi eficaz em predizer a resposta à seleção genética para habilidade materna que obteve como resposta direta o aumento de 5,5% na produção de leite, proporcionando maior ganho de peso pré-desmama (9,3%) e aumento no peso do bezerro a desmama (10%). No entanto, foram verificadas maiores médias para peso à maturidade (465 kg), peso da vaca ao parto (476 kg), e peso da vaca na desmama (520 kg), indicando maiores custos de manutenção do rebanho devido ao aumento no tamanho corporal e nas exigências de mantença desses animais. A maior produção de leite das mães acarretou diminuição na condição corporal ao parto (9,3%) e à desmama (3,9%). Sob as condições estudadas, a adoção das técnicas de manejo resultantes da simulação poderá aumentar as taxas produtivas do rebanho Nelore da Embrapa Cerrados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











