DETECÇÃO MOLECULAR DE HEMOPLASMAS EM BOVINOS E OVINOS EM SISTEMA DE CRIAÇÃO CONSORCIADA DO NORDESTE DO BRASIL – DADOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.77117Keywords:
Diagnóstico molecular, Mycoplasma ovis, Mycoplasma wenyonii, ‘Candidatus Mycoplasma haemobos’, PCRAbstract
Micoplasmas hemotrópicos (hemoplasmas) são microrganismos gram-negativos e que ficam aderidos aos eritrócitos de diversas espécies de mamíferos. Em pequenos ruminantes, Mycoplasma ovis, e em bovinos, Mycoplasma wenyonii e ‘Candidatus Mycoplasma haemobos’ são as espécies já descritas. Nessas espécies animais a transmissão dos hemoplasmas pode estar relacionada à infestação por carrapatos ou picadas de moscas hematófagas. A infecção por hemoplasmas pode causar anemia hemolítica aguda, porém os sinais clínicos diferem de acordo com a espécie de hemoplasma envolvido, do animal parasitado, idade e sistema de produção em que é criado. Embora a hemoplasmose tenha sido relatada causando perdas econômicas significativas na criação de ruminantes em todo o mundo, dados de hemoplasmas em sistema de criação consorciada são inexistentes. Assim, o objetivo deste estudo é determinar a prevalência de hemoplasmas em bovinos e pequenos ruminantes provenientes de um sistema de criação consorciada no nordeste do Brasil. Até o momento, um total de 15 amostras (10 ovinos e cinco bovinos) foram triadas utilizando um protocolo de PCR para o gene 16S rRNA de hemoplasmas. As amostras positivas foram submetidas a uma PCR para o gene 23S rRNA de hemoplasmas. Todas as amostras foram positivas para o gene endógeno gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase (gapdh). Todos as amostras de ovinos foram negativas para hemoplasmas. Três de cinco (60%) bovinos foram positivos para Mycoplasma spp. O estudo envolverá a triagem das amostras por PCR em tempo real.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











