USO DE ENXERTO BIPEDICULADO COMO ALTERNATIVA PARA CORREÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE PLACA ÓSSEA EM CÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i4.73004Keywords:
canino, cirurgia reconstrutiva, exposição de implanteAbstract
Os enxertos bipediculados são empregados na medicina veterinária como uma das opções à prática de cirurgia reconstrutiva, principalmente em regiões distais de membros, onde a cooptação da ferida é mais difícil. O presente estudo tem como objetivo relatar o uso de enxerto bipediculado para o fechamento de uma lesão cutânea com exposição de implante ósseo, em membro torácico de cão. Um canino, fêmea, pinscher, com 10 meses de idade, 3 kg, foi atendida com fratura bilateral em rádio-ulna. Foi realizada osteossíntese de ambas as fraturas. Cerca de 45 dias após redução da fratura, houve exposição de placa óssea em região cárpica de membro torácico direito (MTD). Para fechamento da lesão, confeccionou-se um retalho de plexo subdérmico direto distante bipediculado, sendo a exérese dos pedículos realizada após 10 dias da confecção do retalho. Após 30 dias foi observada completa adesão do enxerto. Devido exposição de placa óssea, o fechamento da lesão ocorreu de forma imediata, sem etapa de desbridamento para granular a ferida. A técnica empregada foi efetiva e não apresentou complicações, obtendo-se o completo fechamento da lesão. A realização de cirurgias reconstrutivas mostra-se como uma alternativa para a resolução de complicações ortopédicas em pequenos animais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











