AVALIAÇÃO DE PROTOCOLO DE EXTRAÇÃO DE DNA PARA MICOBACTÉRIAS DIRETAMENTE DE AMOSTRAS GRANULOMATOSAS DE BOVINOS SUSPEITAS DE TUBERCULOSE PROCEDENTES DE FRIGORÍFICO NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i3.39799Keywords:
diagnóstico, granuloma, MycobacteriumAbstract
Ensaios de investigação molecular para diagnóstico da tuberculose bovina têm sido amplamente estudados. Estes métodos vêm possibilitar maior agilidade e possuem alta sensibilidade e especificidade além de permitirem realização de diagnóstico diferencial entre doenças e a identificação precisa do agente etiológico, sendo de grande importância para a epidemiologia, tratamento e prognóstico especialmente na saúde pública. Neste contexto a de extração de DNA tem sido apontada como etapa limitante ao uso da PCR em amostras clínicas devido à complexidade da parede celular micobacteriana e dificuldade de purificar a bactéria dessas amostras. O trabalho objetivou avaliar protocolo de extração de DNA de Mycobacterium, coletados diretamente do granuloma de bovinos com suspeita de tuberculose abatidos em frigoríficos da Bahia. Foram submetidas ao protocolo de extração para bactérias gram-positivas (QIAGEN, Alemanha) adaptado, 74 lesões resultando em excelentes concentrações e elevado grau de pureza do DNA. Os resultados indicam que o protocolo utilizado mostrou-se eficaz.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











