DIETAS DE TERMINAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE SUPRIMIDOS DA SUPLEMENTAÇÃO MINERAL E VITAMÍNICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36495Keywords:
zootecnia, nutriçãoAbstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de frangos de corte de submetidos a dietas de terminação com a retirada do suplemento mineral e vitamínico (premix). Foram utilizados 480 frangos de corte, machos, de linhagem comercial, de42 a49 dias, distribuídos em quatro tratamentos determinados pelo dia de retirada do premix mineral e vitamínico da dieta, aos 42, 44, e 46 dias, comparados a um controle em que não ocorreu a retirada do premix. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com seis repetições de 20 aves. Os resultados indicaram que consumo de ração (g) e mortalidade (%) não foram alterados (P>0,10) pelos dias que anteciparam a retirada do premix das dietas, entretanto o ganho de peso (g), conversão alimentar (kg/kg) e viabilidade econômica foram afetados (P<0,001) linearmente. A retirada do suplemento mineral e vitamínico da ração de terminação de frangos de cortes reduz o desempenho zootécnico sem alterar o consumo alimentar, entretanto aumenta o custo de produção na fase de terminação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











