ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS PRESENTES EM PÊLOS DE CÃES HÍGIDOS E COM SINTOMAS DE DERMATOFITOSE, DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA, SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i3.28975Keywords:
dermatófitos, sapróbios, Microsporum canis, Penicillium spp, Trichophyton mentagrophytes.Abstract
RESUMO – A dermatofitose é uma doença de caráter zoonótico causada por fungos patogênicos chamados dermatófitos. O objetivo deste trabalho foi identificar os fungos presentes em pêlos de cães hígidos e com sintomas de dermatofitose do Município de Araçatuba, São Paulo. Foram coletadas 100 amostras de pêlos, destas 50 foram provenientes de cães aparentemente hígidos coletadas em clínicas veterinárias e pet shop, e 50 provenientes de cães com sintomas de dermatofitose coletadas no centro de controle de zoonoses. Em cada grupo, 25 amostras eram de machos e 25 de fêmeas. Para detecção do fungo, foi realizado exame direto nos pêlos através da clarificação com hidróxido de potássio a 20% e observação ao microscópio. Também foi realizado cultivo em Placas de Petri, com posterior identificação macroscópica e microscópica dos agentes. Nos dois grupos, todas as amostras foram positivas. Nos animais hígidos, o fungo mais encontrado foi oPenicilliumspp, seguido pelo dermatófitoMicrosporum canis. Nos animais com sintomas de dermatofitose, o fungo mais isolado também foi o Penicilliumspp, mas tiveram grande destaque os dermatófitosMicrosporum canis e Trichophytonmentagrophytes. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que os cães são reservatórios naturais de fungos sapróbios e dermatófitos mesmo sem apresentar lesão aparente na pele. Em nenhum grupo ouve diferença entre os sexos e o dermatófito de maior ocorrência foi o Microsporum canis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











