AVALIAÇÃO CLÍNICA E CITOLÓGICA DE CAVALOS DE TRAÇÃO, ACOMETIDOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DAS VIAS AÉREAS INFERIORES NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.28469Keywords:
eqüinos, BAL, pneumonia, verminose pulmonarAbstract
As doenças do trato respiratório posterior dos eqüinos são achados freqüentes na prática diária da clinica e por isso é necessário o desenvolvimento de métodos diagnósticos mais rápidos e eficientes. Neste sentido ressalta-se o lavado broncoalveolar (BAL), técnica de coleta e avaliação celular do conteúdo das vias respiratórias posteriores. O objetivo deste estudo é comparar o padrão citológico de BAL de cavalos saudáveis com animais de pequenos proprietários rurais na região de Tijucas do Sul, Paraná e também verificar as enfermidades respiratórias do trato respiratório inferior mais freqüentes nestes cavalos. Foram realizados exames clínicos e o BAL em trinta cavalos, sendo vinte acometidos de pneumonia, broncopneumonia e doença inflamatória recorrente das vias aéreas e dez animais saudáveis. Nas análises citológicas das amostras foram avaliadas a contagem quantitativa e qualitativa das células, a quantidade de muco na amostras e demais achados, como a presença de colônias bacterianas, ovos de parasitas e material vegetal. No exame clínico, 95% dos animais enfermos apresentaram tosse e 80% secreção nasal. Na contagem de células o grupo enfermo apresentou maior celularidade. A contagem diferencial apresentou aumento significativo de neutrófilos e eosinófilos, com queda na proporção de macrófagos. Houve destaque para a presença de colônias bacterianas em amostras de oito animais enfermos. Foram verificados, ainda, casos de verminose pulmonar, influenza e doença inflamatória da vias aéreas, sendo que em apenas dois casos os diagnósticos clínico e citológico foram inconclusivos. A técnica do BAL comprovou ser simples e rápida, permitindo aprimorar o diagnostico final das enfermidades respiratórias do trato posterior de equinos em condições de campo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











