EXAME ELETROCARDIOGRÁFICO EM EQUINOS DA RAÇA PURO SANGUE ÁRABE SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO EM ESTEIRA DE ALTA VELOCIDADE E À SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA E
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.15839Palavras-chave:
antioxidante, cavalo, eletrocardiograma, exercício físico, antioxidant, electrocardiogram, horse, physical exerciseResumo
Avaliou-se o efeito do exercício físico, treinamento e suplementação com vitamina E sobre os parâmetros eletrocardiográficos, utilizando oito éguas da raça Puro Sangue Árabe, sem treinamento prévio, distribuídos em dois grupos: controle (n=4) e suplementado com vitamina E (n=4) na dose diária de 1.000 UI. Os animais foram submetidos a uma prova de exercício progressivo (P1) em esteira de alta velocidade inclinada a +7%, em seguida a um período de treinamento de 20 dias e posteriormente uma nova prova de exercício progressivo (P2). Realizou-se a análise e interpretação dos traçados eletrocardiográficos quanto ao ritmo, frequência cardíaca, duração e amplitude das ondas e intervalos, antes, imediatamente após e 30 min após o exercício progressivo. Observou-se uma diminuição da frequência cardíaca de repouso após o treinamento. Não houve efeito da suplementação com vitamina E sobre os parâmetros eletrocardiográficos. Os resultados indicaram que o eletrocardiograma foi eficiente na detecção das alterações cardíacas promovidas pelo exercício físico, mas necessita-se de mais estudos para elucidar o seu significado clínico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











