A THORACIC DRAINAGE SIMULATOR FOR SMALL ANIMAL SURGERY TRAINING

Simulador de drenagem torácica para o treinamento de cirurgia em pequenos animais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98572

Resumo

Está em crescimento o interesse no uso de simuladores para o treinamento no cirurgia veterinária. Porém, existem poucos suporte de treinamento disponíveis para a drenagem torácica, a qual é uma importante técnica. Portanto, esta pesquisa objetiva o desenvolvimento e validação de um simulador para frenagem torácica que auxilie as aulas práticas de cirurgia. Este simulador foi construído com costelas de acrílico recobertas com camadas de silicone e tecido sintético para simularem as camadas da pele, subcutâneo e musculatura. Para avaliação de sua efetividade, este foi comparado com o treinamento padrão em cadáver utilizando-se de um questionário em escala Likert de cinco opções. O questionário foi completado por 25 estudantes de veterinária usando este simulador durante as aulas da rotina cirúrgica. Os estudantes responderam positivamente a maioria das questões, indicando que o simulador performou bem quando comparado ao treino em cadáver. As respostas foram avaliadas o método de Validação Diagnóstica de Conteúdo (VDC). As questões que receberam maiores pontuações foram relacionadas ao número de costelas (VDC=0.79), o local de incisão na pele (VDC=0,77), e a quantia de fluido drenado (VCD=0.81). O simulador foi considerado útil para as aulas práticas de cirurgia, pois proporcionou um treinamento satisfatório (VDC=0.85) e aumentou a confiança dos alunos (VDC=0.85).

Palavras-chave: Curva de aprendizado; Inserção de dreno torácico; Métodos alternativos; Toracocentese; Treinamento de habilidades

Biografia do Autor

Roberta Carareto, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Anestesiologia Experimental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Cirurgia Veterinária (Jaboticabal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Integra o elenco de Tutores do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde PRAPS, especialidade Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, bem como a preceptoria da especialidade Oncologia Veterinária. em experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais, atuando principalmente nas áreas de traumatologia e cirurgias de tecido moles. 

Simone Tostes de Oliveira Stedile, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Residência em Clínica e Cirurgia dos Animais Domésticos pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Paraná. (UFPR), ministrando as disciplinas de graduação de "Semiologia" e "Clínica Médica de Pequenos Animais" . Tutora em clínica médica no programa de Residência em Medicina Veterinária.Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clinica de pequenos animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica de pequenos animais; Métodos alternativos ao uso prejudicial de animais no ensino da medicina veterinária, visando desenvolver simuladores para treinamento de habilidades clínicas.

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Cruz, M. B. G., Carareto, R., & Tostes de Oliveira Stedile, S. (2025). A THORACIC DRAINAGE SIMULATOR FOR SMALL ANIMAL SURGERY TRAINING: Simulador de drenagem torácica para o treinamento de cirurgia em pequenos animais. Archives of Veterinary Science, 30(2). https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98572