IMPACTO DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE CÃES E DIGESTIBILIDADE DA DIETA EM CANIL EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.69764Palavras-chave:
bem-estar, experimentação, laboratórioResumo
Cães de canis experimentais ficam alojados individualmente no período de experimentação, podendo causar assim, alguns problemas comportamentais, os quais prejudicam seu bem-estar. Com isso, uma ferramenta que pode ser utilizada para minimizar esses efeitos e melhorar o bem-estar dos animais é o enriquecimento ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o comportamento de cães de canil experimental e a digestibilidade da dieta, com e sem enriquecimento ambiental. Foram utilizados oito cães adultos, os quais permaneceram 10 dias sem enriquecimento ambiental, seguidos por 10 dias com, totalizando 20 dias de experimento. O enriquecimento utilizado foi uma esfera oca, contendo furos, na qual o alimento era liberado conforme manipulação pelos cães. A dieta foi fornecida duas vezes ao dia. Foram realizados dois ensaios de digestibilidade, com a mesma dieta, sendo um no período sem enriquecimento e outro com. Cada ensaio de digestibilidade teve cinco dias de adaptação à dieta, seguido por cinco dias de coleta total de fezes. Foram observados os comportamentos dos cães durante o início e final de cada período. Houve aumento no tempo comendo (0,3% para 1,2%) e no comportamento exploratório (0,3% para 1,7%) dos cães no período que foi utilizado enriquecimento ambiental (P>0,05). Houve diminuição da coprofagia (1 vez para 0) no final do período que os animais estavam com enriquecimento (P<0,05). Os demais comportamentos não diferiram (P>0,05). Não houve diferença na digestibilidade da dieta mensurada sem e com enriquecimento (P>0,05). Com isso, o enriquecimento ambiental melhora alguns comportamentos, auxiliando no bem-estar de cães de canil experimental, sem interferir na mensuração da digestibilidade da dieta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.