Sujidades leves em alimentos extrusados para cães comercializados a granel e em embalagem fechada na região da Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59656Palavras-chave:
cão, contaminantes, insetosResumo
Foi avaliada a presença de sujidades leves (insetos, ácaros e pelos de roedores) em alimentos extrusados para cães comercializados a granel e em embalagem fechada, bem como as condições ambientais de comercialização. Foram analisadas 25 amostras a granel e 25 embalagens fechadas. Quanto a sujidades leves, 34% tiveram alguma sujidade detectada, sendo 30% delas em alimentos comercializados a granel. A principal sujidade encontrada foram os fragmentos de insetos, 40% nas amostras a granel e 8% em embalagem fechada. Em relação à condição de comercialização, dos 16 comércios visitados, 4 tinham condições higiênicas sanitárias baixas com alimentos expostos ao ambiente, acesso a outros animais e local empoeirado. Condições ambientais inadequadas, como as observadas nos alimentos a granel, associadas à falta de boas práticas de comercialização, contribuem para o aumento da presença de vetores, como roedores e insetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











