INCLUSÃO DE COMPLEXO ENZIMÁTICO SSF EM RAÇÕES PARA JUVENIS DE TAMBACU
Palavras-chave:
Aspergillus nigger, híbrido, enzimas, nutrição de peixes, solid station fermentation.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da inclusão de diferentes níveis de um complexo enzimático SSF, adicionados na forma “on top” após a extrusão em rações para tambacu. Foram avaliados os parâmetros de desempenho: peso, ganho de peso, conversão alimentar, sobrevivência, comprimento total, biomassa, ganho em biomassa e comprimento padrão. O experimento foi composto por seis tratamentos sendo eles: 0, 200, 400, 600, 800, 1000 ppm de SSF/ton de ração, em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Cada aquário continha dez peixes, totalizando 240 animais, com peso médio inicial 0,42 ± 0,015g. Os peixes foram alimentados quatro vezes ao dia (8, 11, 14 e 17 horas), até a saciedade evitando sobras de alimento, durante 56 dias. Os resultados foram avaliados utilizando-se regressão em nível de significância de 0,05 de probabilidade. Percebeu-se que inclusão de 600 ppm de SSF “on top” proporcionou melhores índices de conversão alimentar. Não foram observadas tendências em sobrevivência, peso final, ganho de peso, comprimento total, biomassa final, ganho em biomassa e comprimento padrão. Portanto, recomenda-se a inclusão “on top” de 600 ppm de SSF em rações para tambacus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











