ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA CASCA DO JUCÁ (Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz), FRENTE A Staphylococcus spp. ISOLADOS DO LEITE DE CABRAS COM MASTITE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.40422Palavras-chave:
antibióticos, leite caprino, sensibilidadeResumo
O uso indiscriminado de antibióticos no tratamento de mastite ocasiona a seleção da microbiota resistente, dificultando o tratamento da doença. Esse trabalho teve como objetivo, testar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da casca de Jucá (Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz) em diferentes concentrações contra micro-organismos causadores de mastite em caprinos. Foram isoladas 18 estirpes bacterianas de cabras com mastite crescidas em meio ágar sangue as quais foram transferidas para caldo BHI e após o crescimento, foi feito o teste antimicrobiano pela técnica de difusão em discos, usando os seguintes antibióticos: Ampicilina, Cefalexina, Gentamicina, Penicilina G e Oxacilina. Foram testadas também três concentrações de extrato hidroalcoólico de L. ferrea (extrato bruto, extrato 70% (v/v) e extrato 50% (v/v)). Os micro-organismos isolados apresentaram alta resistência a ampicilina, penicilina G e oxacilina, apresentando resistência de 88, 83 e 77%, respectivamente. O extrato bruto apresentou uma eficiência de 61,1% na inibição dos micro-organismos em teste. O extrato hidroalcoólico bruto da casca de L. ferrea tem potencial como antimicrobiano natural contra micro-organismos causadores de mastite caprina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











