DETERMINAÇÃO DE NOVOS PARÂMETROS DO HEMOGRAMA EM CÃES SAUDÁVEIS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i2.18175Palavras-chave:
cães, hematologia, parâmetros sanguíneos, PDW, PCT, RDWResumo
Avaliações hematológicas são frequentemente requisitadas em medicina veterinária. O uso de contadores automáticos recentemente inseridos na rotina veterinária, possibilitou a inserção e avaliação de novos parâmetros sanguíneos. Foram colhidas amostras de sangue de 113 cães de ambos os sexos e diversas raças provenientes de canis da região norte do Brasil. O processamento e as análises hematológicas foram realizados conforme procedimento padrão do laboratório utilizando o contador hematológico automático Cell-Dyn 3700r (ABX Diagnostic, Montpellier, France) incluindo os parâmetros RDW, PCT, PDW e MVP. Não houve diferenças estatísticas entre os sexos e os valores médios encontrados foram RDW (16,44 ± 1,41); PCT (0,36 ± 0,16); PDW (20,16 ± 1,68) e MPV (13,27 ± 3,94) e uma correlação entre PDW X MPV (R2 = 0,810 p < 0,05) e MPV X PCT (R2 = 0,388 p < 0,05). O objetivo do presente estudo foi avaliar os valores dos parâmetros encontrados com outros estudos, comparando-os e revelar os valores de referência dentro de um intervalo de confiança de 95% além de correlacioná-los.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.