Aprendizagem em Sociologia: o que discutem as dissertações do ProfSocio (2020-2021)

Autores

  • Lucas Oliveira Souza UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87025

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Aprendizagem em Sociologia, ProfSocio

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as dissertações da linha “Práticas de ensino e conteúdos curriculares” do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) defendidas nos anos de 2020 e 2021. Foram identificados 55 trabalhos, destes foram selecionadas 12 produções que versam sobre metodologia, didática e avaliação da aprendizagem no ensino de Sociologia. A partir disso, observou-se que as pesquisas selecionadas trabalham com diferentes objetos de ensino; a maioria das pesquisas investiga o uso de recursos didáticos nas aulas de Sociologia; a disciplina de Sociologia pode se beneficiar de variadas metodologias de ensino; a produção sobre avaliação da aprendizagem na disciplina de Sociologia ainda é insuficiente; e, por fim, é necessário que questões relativas à aprendizagem em Sociologia sejam pautadas nas agendas de pesquisa do campo do ensino de Sociologia.

Biografia do Autor

Lucas Oliveira Souza, UFMS

Aluno do curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (See/MG).

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Souza, L. O. (2022). Aprendizagem em Sociologia: o que discutem as dissertações do ProfSocio (2020-2021). Sociologias Plurais, 8(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87025

Edição

Seção

Artigos