Questão agrária e campesinato: teoria e paradigma no contexto da corrente marxista clássica

Autores

  • Pedro Henrique Vanzo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82260

Palavras-chave:

Questão agrária, Campesinato, Marxismo, Alexander Chayanov

Resumo

Qual o sentido e as tendências do desenvolvimento capitalista na agricultura, e qual o destino do camponês frente ao modo de produção capitalista? Ou ainda: quem é, afinal, o camponês? Esse artigo propõe fomentar o debate em torno desses questionamentos através da análise de como os clássicos marxistas colocaram a questão agrária e sobre o campesinato em pauta, tendo como primeira referência o próprio Marx, em seguida Lênin e Kautsky. Depois, ao trazer as contribuições de Alexander Chayanov, enquanto representante de uma corrente teórica contraposta aos marxistas clássicos, o artigo propõe evidenciar o debate que, a partir dos anos finais do século XIX, vem dominando os estudos agrários no que diz respeito as tendências da agricultura e do campesinato em relação aos processos de desenvolvimento do modo de produção capitalista. O trabalho se estrutura a partir de uma revisão de literatura sobre os clássicos em questão, e finaliza tecendo leituras sob a perspectiva contemporânea dos estudos agrários e rurais, em particular no contexto brasileiro. Pode servir, assim, como instrumento e bagagem teórica daquele que procura compreender como vem se estruturando a dinâmica teórica e analítica da categoria social do campesinato e as mudanças agrárias em curso num contexto de modernização capitalista.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Vanzo, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Sociologia (PPGSocio) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Vanzo, P. H. (2021). Questão agrária e campesinato: teoria e paradigma no contexto da corrente marxista clássica. Sociologias Plurais, 7(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82260

Edição

Seção

Artigos