Juventude, Valores Sociais e Democracia: o caso dos estudantes da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Deivison Henrique de Freitas Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79177

Palavras-chave:

Cultura Política, Democracia, Valores Sociais, Jovens

Resumo

Este artigo analisa qual é a opinião de parte dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná em 2018 sobre a situação da democracia no Brasil, assim como os posicionamentos do referido alunato sobre temas que geram controvérsias no debate público nacional, a saber, a descriminalização do aborto, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e a proibição do comércio de armas de fogo e munição no país. Busca-se responder as seguintes indagações: (1) De que maneira os novos estudantes da UFPR avaliam a atual situação da democracia no Brasil? (2) Como os novos discentes se posicionam diante temas controversos? (3) Em que medida as posições assumidas pelos discentes estão relacionadas com variáveis individuais? Com base em 474 entrevistas empreendidas junto aos estudantes e fazendo uso de estatística descritiva e bivariada, percebe-se uma avaliação negativa dos discentes sobre a situação do regime democrático brasileiro. Em se tratando dos temas controversos, o alunato se mostra majoritariamente favorável a todas as proposições. Defende-se que estudos que enfatizam o comportamento da população jovem oferecem relevantes indícios sobre o futuro da democracia e das condições de vida em sociedade.

Biografia do Autor

Deivison Henrique de Freitas Santos, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Santos, D. H. de F. (2021). Juventude, Valores Sociais e Democracia: o caso dos estudantes da Universidade Federal do Paraná. Sociologias Plurais, 7(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79177

Edição

Seção

Prêmio Florestan Fernandes