Ministério Público Federal e Polícia Federal: uma análise sobre os conteúdos das páginas oficiais no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79173Palavras-chave:
Facebook, Polícia Federal, Ministério Público Federal, lutas simbólicasResumo
O presente artigo analisou as estratégias de comunicação utilizadas pelas instituições envolvidas na operação Lava Jato, Ministério Público Federal e Polícia Federal no Facebook, a fim de compreender um dos aspectos da luta simbólica por poder pelas instituições da burocracia. Com esse estudo, buscou-se responder às seguintes questões: As duas instituições envolvidas na utilizam o Facebook como estratégia de comunicação? A corrupção é o principal tema abordado ou outras temáticas são priorizadas nas publicações das instituições? A reação dos usuários nas páginas é semelhante para as duas instituições? Para atingir os fins almejados, foi realizado um levantamento das postagens nas páginas oficiais do Facebook das duas instituições durante o ano de 2018, com o propósito de averiguar a quantidade, frequência e conteúdo das publicações. Constatou-se que embora as duas instituições utilizem rotineiramente o Facebook, suas estratégias na rede social são distintas. Enquanto a Polícia Federal prioriza publicações relacionadas à capacidade institucional, o Ministério Público destaca assuntos relacionados às suas atribuições constitucionais. Além disso, ainda que integrem a mesma operação com grande destaque midiático, as publicações sobre corrupção e as reações dos usuários distinguem consideravelmente nas páginas das duas instituições.
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