Pescadores como objeto dos Trabalhos de Conclusão de Curso nas Ciências Sociais da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.92679Palavras-chave:
Pescadores, Litoral do Paraná, Fandango.Resumo
O objetivo desse presente artigo é discutir através dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a construção das temáticas envolvendo os pescadores e as manifestações culturais como o Fandango, do Litoral do Paraná. Partindo da catalogação dos TCC's relacionadas com a temática, foram escolhidos 4 trabalhos, nos anos de 1994, 2004, 2011 e 2013. Como referência metodológica, utilizamos o paradigma indiciário, no qual procuramos os detalhes sobre a escrita dos autores, os achados e as diferentes abordagens sobre o tema. Como base para a reflexão sobre o fandango, dança típica do Litoral do Paraná, buscamos compreender as mudanças sociais descritas nos trabalhos analisados e quais foram os impactos causados pela modernização no Estado do Paraná. Os resultados demonstraram que as atenções dos estudantes de ciências sociais se concentraram em temas como o do movimento dos faxinalenses, diante da diversidade de temas relacionados ao litoral do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Náthaly Sarah da Veiga Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

