Caminhos para o desenvolvimento de uma Sociologia das Homenagens
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82263Palavras-chave:
Homenagens, Memória, ReconhecimentoResumo
A construção de um subcampo dentro da Sociologia que trate sobre o processo de prestação e recebimento de homenagens passa por pelo menos dois conceito-chave e que serão abordados nesta discussão: a visibilidade e o reconhecimento de um indivíduo, se isso é dado ou conquistado junto ao meio social no qual ele está inserido. E pensamos as homenagens através de denominações de logradouros como um fragmento da história viva deste indivíduo e também operando como um sinônimo para visibilidade. Por isso, o caminho teórico traçado neste escrito inicia-se por Bergson (1990) e a conceituação de materialidade de memória, por ele definida; posteriormente adentramos ao estudo sobre memória coletiva desenvolvido por Halbwachs (2003). Em um segundo momento trazemos a noção de reconhecimento entre os indivíduos com base no estudo de Honneth (2003). Utilizando ainda a obra de Nora (1986) compreendemos o processo de homenagens através da denominação de logradouros públicos. Para assim estabelecermos uma reflexão sobre logradouros com nomes de imigrantes poloneses na cidade de Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafaela Mascarenhas Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

