Dinâmicas migratórias e internacionalização do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68222Palavras-chave:
Migração, Migração estudantil, Internacionalização, PEC-G.Resumo
O artigo debate os fluxos migratórios contemporâneos e a sua relação com a internacionalização do Ensino Superior, colocando em cena o caso dos estudantes congoleses na Universidade Federal do Paraná. Discute-se, para tanto, o que se entende por internacionalização e seu papel na elaboração de políticas para a Educação Universitária; os programas que fazem parte desse processo no contexto brasileiro e, mais especificamente, na UFPR, como o PEC-G e o PROVAR; se apresentam os resultados de pesquisa qualitativa realizada junto aos estudantes congoleses e as considerações sobre os impactos que este processo tem tanto para a universidade quanto para as dinâmicas migratórias mais amplas, materializadas nos casos de refugiados e apátridas, por exemplo. Percebe-se que a internacionalização do Ensino Superior perpassa as estratégias migratórias daqueles em processo de deslocamento espacial, ainda que de forma desigual dentro de um cenário internacional desigual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fernando Lajus Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

