A fenomenologia de Martin Heidegger e a especificidade metodológica das Ciências Humanas
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i2.74915Palabras clave:
Ciências Humanas, Heidegger, Método fenomenológico, CompreensãoResumen
As Ciências Humanas movimentam-se num impasse investigativo desde seu processo de constituição, no século XIX. E isso porque o mesmo modelo metodológico utilizado para investigar objetos especificamente regidos por leis naturais, transpassou-se como referencial para as Humanidades. Em vista disso, a racionalidade ligada às Ciências do espírito se percebe na premência de ir em busca de uma base metodológica própria. Neste sentido, nosso objetivo reside em explicitar a Fenomenologia de Martin Heidegger e sua possível contribuição para o universo temático das Ciências Humanas, em termos de método específico. Para tanto, investiga-se o pensamento de Heidegger em sua primeira fase filosófica representado, em especial, por “Ser e tempo” e “Os problemas fundamentais da fenomenologia”, ambos de 1927. A primeira evidência da contribuição heideggeriana no tocante a uma metodologia específica das Humanidades reside no fato de o autor ter introduzido um universo existencial no método por ele elaborado. O segundo indicativo da contribuição heideggeriana basicamente resume-se ao modo como o autor entende o conceito de “compreensão”. Assim sendo, indica-se viável propor uma postura metodológica alternativa, que, tal qual as Ciências Naturais, também pretende produzir uma racionalidade: a racionalidade das Ciências Humanas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.