ANONYMOUS NAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO: UMA PROPOSTA TEÓRICA

Autores/as

  • Michele Caroline Torinelli Universidade Federal do Paraná.
  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2e.64814

Palabras clave:

Anonymous, Movimentos sociais em rede, Cultura política

Resumen

Uma máscara se destacou nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Tratase do símbolo dos Anonymous, uma rede que não se identifica como grupo ou movimento, mas como uma ideia. A máscara pode ser vista em registros de manifestações ao redor do globo: desde mobilizações no norte da África a partir de 2011, passando por diversos outros países. Além de ter sua máscara-símbolo amplamente adotada, eles atuaram como importantes mediadores dos protestos brasileiros de junho de 2013. Entende-se aqui que essa atuação não é um evento isolado, mas insere-se num processo que envolve transformações culturais nos âmbitos de juventude, comunicação e política – aspectos que dialogam entre si e convergem na aplicação do conceito de rede à situação pesquisada. Trata-se de delinear as bases para a investigação do significado sociopolítico da atuação dos Anonymous nas manifestações de junho, sob uma perspectiva de movimentos sociais em rede que integra comunicação, cultura e política.

Biografía del autor/a

Michele Caroline Torinelli, Universidade Federal do Paraná.

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa de Cultura, Comunicação e Sociabilidades com a temática de Juventude: Cultura e Participação.

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná.

Realizou pós-doutorado no ano de 2012 no Colégio do México, México. Concluiu o Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná em 1998 e o Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília em 1987. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2019-02-07

Cómo citar

Caroline Torinelli, M., & Luisa Fayet Sallas, A. (2019). ANONYMOUS NAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO: UMA PROPOSTA TEÓRICA. Sociologias Plurais, 2(2e). https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2e.64814