PREOCUPAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA A PRIMEIRA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CRISTÃ NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL (SÉCULO XIII)

Autores/as

  • Camila Tatiane de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64778

Palabras clave:

Educação. Criança. Idade Média.

Resumen

Fazendo uso do livro Doutrina para crianças de Raimundo Lúlio, este trabalho busca compreender quais as instruções para a primeira educação das crianças, ainda no ambiente familiar, uma vez que frequentar uma escola ou receber um instrutor caracteriza uma das etapas do ensino formal e antes de chegar à idade apropriada para tal, a criança recebe de maneira informal a su a primeira educação, mediada pelos adultos que a rodeiam. Atitudes como o receber, cuidar, zelar e educar chegaram a ser questionadas se realmente existiram durante a Idade Média, a partir desta visão este estudo realiza um debate bibliográfico relatando diversas normas e cuidados da sociedade medieval em relação à infância, na sequência é realizado uma breve descrição do sistema de ensino formal da região estudada. Desta forma, é possível compreender que a criança medieval deve ser protegida, respeitada e educada desde os primeiros anos de vida.

Biografía del autor/a

Camila Tatiane de Souza

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Texto parte integrante do trabalho de Monografia apresentada ao respectivo curso, que recebeu o título final: A infância na Península Ibérica medieval: um paralelo entre a primeira educação da criança segundo Raimundo Lúlio e Ibn Khaldun (1274 – 1378).

Publicado

2013-08-01

Cómo citar

de Souza, C. T. (2013). PREOCUPAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA A PRIMEIRA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CRISTÃ NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL (SÉCULO XIII). Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64778