A infância (des)conectada da “cidade modelo”: o ensino remoto emergencial e a segregação espacial na cidade de Curitiba

Authors

  • Marcelo Nogueira de Souza
  • Maria Tarcisa Silva Bega
  • Lislaine Mara da Silva Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89607

Keywords:

Segregação espacial, Desigualdades, Crianças e adolescentes, Ensino remoto emergencial, Curitiba.

Abstract

O artigo analisa como a segregação espacial impacta as crianças e adolescentes da cidade de Curitiba. Através da análise do efeito-território, ancorada nos dados apresentados, conclui-se que o território é, também, capaz de gerar desigualdades. São justamente os bairros com os piores indicadores sociais e o maior percentual de crianças e adolescentes os que apresentaram as menores porcentagens de domicílios com acesso à internet. Os dados evidenciam que a política educacional do município apresenta um imenso gargalo no que se refere à inclusão digital, sendo que este adquiriu novos contornos diante da pandemia de Covid-19 pois, em razão do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias, os sistemas de ensino passaram a adotar o ensino remoto, que, da forma como foi implantado, acabou por revelar-se como mais um indicativo da imensa desigualdade social que acomete as crianças e adolescentes da cidade.

Published

2023-01-31

How to Cite

de Souza, M. N., Bega, M. T. S., & Guimarães, L. M. da S. (2023). A infância (des)conectada da “cidade modelo”: o ensino remoto emergencial e a segregação espacial na cidade de Curitiba. Sociologias Plurais, 9(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89607

Issue

Section

National Sociology & Politics Seminar