Fenômeno religioso em Maranguape-CE: uma análise a partir da realidade educacional no município

Authors

  • Antonia Mariana de Andrade Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89593

Keywords:

Sociologia fenomenológica, Religião, Maranguape, Educação, Modernização.

Abstract

O presente artigo discute sobre o fenômeno religioso no contexto educacional do município de Maranguape (CE), além de tratar da relação entre modernização e mudanças na forma como as religiosidades se expressam na cena pública. Diante das transformações ocorridas em uma tradicional escola da cidade, observou-se a flexibilização do discurso religioso diante do novo cenário, o que não significou o desaparecimento da religiosidade na vida escolar. Busca refletir sobre a sedimentação religiosa por meio da tradição e seu aspecto passageiro, analisar a educação como uma ferramenta de modernização e considerar os signos como importantes elementos para a rememoração das tradições. Para tanto, este artigo endossa a possibilidade de uso da sociologia fenomenológica como ferramenta de análise da conduta de indivíduos religiosos em contextos de modernização das estruturas sociais, apontando para a pluralização das feições religiosas e suas representações na vivência escolar como uma consequência das mudanças observadas no município.

Published

2023-01-31

How to Cite

Ramos, A. M. de A. (2023). Fenômeno religioso em Maranguape-CE: uma análise a partir da realidade educacional no município. Sociologias Plurais, 9(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89593

Issue

Section

Undergraduate's Section