Ocupação das escolas em 2015 e 2016: uma breve análise da forma e do conteúdo da ação dos estudantes

Autores

  • Daniel Leonel da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i1.71450

Palavras-chave:

Ocupações, Estudantes, Formas-de-Ação, Valores-Políticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma breve análise da forma e do conteúdo da ação dos estudantes que ocuparam as escolas no ano de 2015 e 2016, a partir da maneira como foram representados em periódicos acadêmicos e imprensa. Para tanto, realizo uma revisão bibliográfica sobre o tema das ocupações, considerando dois tipos de fontes: artigos publicados em revistas acadêmicas e artigos e/ou notícias publicadas em dois jornais de grande circulação, O Globo e a Folha de São Paulo. Diante disso, considero três eixos de abordagem: i. a luta por uma educação pública de qualidade; ii. a utilização das redes sociais e aplicativos de mensagem como ferramenta de mobilização; iii. a disputa em torno do discurso sobre a legitimidade da ação dos estudantes. A hipótese defendida neste artigo é de que o processo de ocupação das escolas, representado em periódicos acadêmicos e imprensa, compõem um repertório de ação não convencional mobilizado em grande medida por valores pós-materialistas. Conforme a literatura dentro do campo da cultura política, esses valores estão orientados para uma postura pró-democracia.

Biografia do Autor

Daniel Leonel da Rocha

Mestre em Ciências Sociais. Especialista em Políticas Públicas e Cultura de Direitos. Licenciatura em Filosofia. Contato: daniel.leonel.rocha@gmail.com.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Rocha, D. L. da. (2020). Ocupação das escolas em 2015 e 2016: uma breve análise da forma e do conteúdo da ação dos estudantes. Sociologias Plurais, 6(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i1.71450

Edição

Seção

Artigos