PREOCUPAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA A PRIMEIRA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CRISTÃ NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL (SÉCULO XIII)
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64778Palavras-chave:
Educação. Criança. Idade Média.Resumo
Fazendo uso do livro Doutrina para crianças de Raimundo Lúlio, este trabalho busca compreender quais as instruções para a primeira educação das crianças, ainda no ambiente familiar, uma vez que frequentar uma escola ou receber um instrutor caracteriza uma das etapas do ensino formal e antes de chegar à idade apropriada para tal, a criança recebe de maneira informal a su a primeira educação, mediada pelos adultos que a rodeiam. Atitudes como o receber, cuidar, zelar e educar chegaram a ser questionadas se realmente existiram durante a Idade Média, a partir desta visão este estudo realiza um debate bibliográfico relatando diversas normas e cuidados da sociedade medieval em relação à infância, na sequência é realizado uma breve descrição do sistema de ensino formal da região estudada. Desta forma, é possível compreender que a criança medieval deve ser protegida, respeitada e educada desde os primeiros anos de vida.
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