PREOCUPAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA A PRIMEIRA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CRISTÃ NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL (SÉCULO XIII)

Autores

  • Camila Tatiane de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64778

Palavras-chave:

Educação. Criança. Idade Média.

Resumo

Fazendo uso do livro Doutrina para crianças de Raimundo Lúlio, este trabalho busca compreender quais as instruções para a primeira educação das crianças, ainda no ambiente familiar, uma vez que frequentar uma escola ou receber um instrutor caracteriza uma das etapas do ensino formal e antes de chegar à idade apropriada para tal, a criança recebe de maneira informal a su a primeira educação, mediada pelos adultos que a rodeiam. Atitudes como o receber, cuidar, zelar e educar chegaram a ser questionadas se realmente existiram durante a Idade Média, a partir desta visão este estudo realiza um debate bibliográfico relatando diversas normas e cuidados da sociedade medieval em relação à infância, na sequência é realizado uma breve descrição do sistema de ensino formal da região estudada. Desta forma, é possível compreender que a criança medieval deve ser protegida, respeitada e educada desde os primeiros anos de vida.

Biografia do Autor

Camila Tatiane de Souza

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Texto parte integrante do trabalho de Monografia apresentada ao respectivo curso, que recebeu o título final: A infância na Península Ibérica medieval: um paralelo entre a primeira educação da criança segundo Raimundo Lúlio e Ibn Khaldun (1274 – 1378).

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

de Souza, C. T. (2013). PREOCUPAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA A PRIMEIRA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CRISTÃ NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL (SÉCULO XIII). Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64778

Edição

Seção

Artigos