A obra audiovisual ‘Goliath’: um diálogo sobre a ética na Advocacia e nos Pareceres em Propriedade Intelectual

Autores

  • Pedro Marcos Nunes Barbosa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i2.93479

Palavras-chave:

Arte, Direito Autoral, Transformações criativas.

Resumo

O presente artigo cuida de uma análise pragmática-zetética-dogmática de feito dirimido nos Estados Unidos da América versando sobre a transformação digital criativa - não autorizada - de escultura. A hipótese do texto é de que a reprodução gráfica e com efeitos especiais de obra pretérita pode não constituir violação aos direitos existenciais e patrimoniais de autor a depender do grau de especificação civil existente. Comparando-se, propedeuticamente, a hipótese ocorrida alhures para com feito símile que fosse dirimido em território Brasileiro, sob o pálio da Constituição de 1988 e a Lei 9.610/98, eventual julgamento de mérito do caso poderia resultar em norma distinta daquela que foi atingida pela transação alhures.

Biografia do Autor

Pedro Marcos Nunes Barbosa, PUC-Rio

Discente do estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Direito civil da FADUSP. Doutor (USP), Mestre (UERJ), e Especialista em Propriedade Intelectual (PUC-Rio). Professor do Departamento de Direito da PUC-Rio. Sócio de Denis Borges Barbosa Advogados

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Barbosa, P. M. N. (2023). A obra audiovisual ‘Goliath’: um diálogo sobre a ética na Advocacia e nos Pareceres em Propriedade Intelectual. Revista Rede De Direito Digital, Intelectual & Sociedade, 1(2), 305–323. https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i2.93479

Edição

Seção

Parte IV - Estudos de caso, jurisprudência e legislação