Obras literárias esgotadas e consumo cultural digital: o problema da falha de mercado do livro

Autores

  • Rodrigo Otávio Cruz e Silva GEDAI/PPGD-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93454

Palavras-chave:

Obras esgotadas, Direitos autorais, Falha de mercado.

Resumo

A Revolução Informacional contribuiu para a su-peração do paradigma industrial. As transforma-ções ocorridas até a década de 1970 colaboraram para consolidar o desenvolvimento das TICs e a nova realidade das sociedades em rede respon-sáveis por conceber o paradigma informacional do século XXI. Com as TICs se tornou possível o desenvolvimento de plataformas digitais e o surgimento de novos modelos de negócio, al-guns deles disruptíveis em relação aos tradicio-nais mercados, o que trouxe novos desafios para sociedade e para a ciência jurídica. No mercado do livro, em especial no caso de obras esgotadas, resta evidenciada a existência de uma falha de mercado que se sujeita à regulação jurídica no propósito de tornar efetivo o direito de acesso. Para a correção da falha verificada no exercício abusivo do monopólio autoral, precisamente no mercado primário das obras literárias com edi-ções esgotadas, importa a análise do efeito no-civo aos destinadores da cultura, tendo em vista a promoção de uma escassez anômala de restri-ção-exclusão do acesso pela omissão ou negativa de novas publicações. E nesse contexto surge o regime das licenças compulsórias como medida destinada à realização do direito fundamental de acesso à cultura.Palavras-chave: Inteligência Artificial; Neutralidade Legal; Responsabilidade Civil; Propriedade Intelectual

Biografia do Autor

Rodrigo Otávio Cruz e Silva, GEDAI/PPGD-UFPR

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/PPGD-UFPR).

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Silva, R. O. C. e. (2023). Obras literárias esgotadas e consumo cultural digital: o problema da falha de mercado do livro. Revista Rede De Direito Digital, Intelectual & Sociedade, 1(1), 295–338. https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93454

Edição

Seção

Parte III - Inovação, direito digital e tecnologia