Nas Fronteiras da PI: os direitos patrimoniais sobre dados, uma perspectiva europeia
DOI:
https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93430Palavras-chave:
Autorregulação, dados não pes-soais, Propriedade Intelectual, União Europeia.Resumo
Com a relevância económica crescente dos me-gadados, sobretudo por força da Internet das Coi-sas e da Inteligência Artificial, a dicotomia entre a informação livre e a apropriável em exclusivo por ser o resultado da atividade humana estru-turada criativamente, a Propriedade Intelectual, já não basta. Consequentemente e desde os úl-timos anos do Século XX, a União Europeia tem procurado novas abordagens para além da PI, como as relativas à regulação das bases de da-dos não criativas ou o saber-fazer e os segredos comerciais, estando em debate a atribuição de direitos aos “criadores de dados não-pessoais”, pelo menos através da autorregulação, enquan-to são procuradas alternativas
Referências
MASSENO, Manuel David. Los datos no personales en las nuevas reglas europeas y su relevancia para los agricultores – Una Guía para el Estu-dio. Rivista di diritto agrario. A. XCVIII – 3 (2019), pp. 586-613; também em RAMÓN FERNÁNDEZ, Francisca (Org.). Marco Jurídico de la Ciencia de Datos. Valencia: Tirant lo Blanc, 2020, pp. 301-329; no Brasil fora publicado em Cam-po Jurídico: Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito, 7-2 (2019), pp. 122-144 http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/549 (2019a)
MASSENO, Manuel David. Como a União Europeia procura proteger os ci-dadãos-consumidores em tempos de Big Data. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 14(3):41708 (2019) <https://periodicos.ufsm.br/revistadi-reito/article/view/41708>; também em MARTINS, Guilherme Magalhães e LON-GHI, João Victor Rozatti (Org.). Direito digital: direito privado e Internet (2020). 3.ª Ed. São Paulo: FOCO, pp. 409-428 (2019b)
MASSENO, Manuel David. Na borda: dados pessoais e dados não pessoais nos dois Regulamentos da União Europeia. Cyberlaw by CIJIC, n. 9 (2020), 2020 (a) <https://www.cijic.org/wp-content/uploads/2020/04/II_Na-Borda_Da-dos-Pessoais-e-nao-Pessoais-nos-2-regulamentos-da-UE_MDMasseno.pdf>; também em Marcos WACHOWICZ, Marcos (Org.). Proteção de Dados em Pers-pectiva: LGPD e RGPD na ótica do direito comparado. Curitiba: GEDAI / UFPR (2020), pp. 126-145 (2020a).
MASSENO, Manuel David. On the waterfront: personal and non-personal data at both EU Regulations. CARVALHO, Maria Miguel (Org.). E.Tec Year-book - Artificial Intelligence & Robots. Braga: JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação (2020), pp. 203-2012 <https://www.jusgov.uminho.pt/pt-pt/publicacoes/anuario-etec-2020-2/> (2020b)
VICENTE, Dário Moura. A informação como objecto de direitos. Revista de Direito Intelectual I (2014), pp. 115-129.
Todas as hiperligações foram conferidas no dia 12 de janeiro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer texto apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na RRDDIS - Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade. A Revista RRDDIS desde a sua primeira publicação, licencia todos os textos sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Os autores que publicam na Revista RRDDIS concordam com os seguintes termos: – os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes.
