As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.88011

Parole chiave:

Representações Sociais, Gênero, Educação Feminina, Imprensa Pedagógica, Revista do Ensino do RS

Abstract

Ao longo da história do magistério, fomos percebendo sua transformação para um espaço majoritariamente feminino. Esta dissertação é resultado de uma análise documental das Revistas do Ensino do RS, do período compreendido entre 1969 a 1976, que encontram-se disponíveis no Repositório Digital TATU da Universidade Federal do Pampa, em que se objetivou identificar as representações sociais das professoras neste importante periódico da área educacional. Para tanto, foram analisados 18 exemplares que continham subseções relacionadas à educação para o lar, saúde e alimentação, assim como matérias que faziam referência à Reforma Educacional que vigorou a partir de 1971 e também sobre a professora primária. Desta análise, foram extraídas quatro categorias e representações de professoras do ensino primário, que as vinculam à figura materna, às figuras da área da saúde, educação sexual e a figuras criativas e modernizadoras com objetivo de formar cidadãos obedientes e ligados a valores morais e religiosos, capazes de trabalhar pelo desenvolvimento do país, além também, da conclusão de que a Revista do Ensino do RS contribuiu para a reprodução dos estereótipos de gênero e dessas representações produzidas culturalmente.

 

 

Biografie autore

Juliana Collares da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, Rio Grande do Sul

Psicóloga e professora de Psicologia,militante feminista,membro do PHERA (Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos), mestranda em Ensino pela Universidade Federaldo Pampa.

Alessandro Carvalho Bica, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé, Rio Grande do Sul

Atualmente é Diretor da UNIPAMPA (Gestão 2021-2025), Campus Bagé. É Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014), Mestre em Educação (2006) e Licenciado em História (1997) pela Universidade Federal de Pelotas; Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na área de Educação; Docente Permanente nos Programas de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE/UNIPAMPA/Bagé) e Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UNIPAMPA/Jaguarão); Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) ? Gestão 2019-2021, Membro do Conselho Fiscal da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) - Gestão 2022 - 2024, Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e membro do GT de História da Educação, Colaborador e Vice-Coordenador do GT Gestão, Governo e Relações Institucionais do PORTAL DO BICENTENÁRIO (200 Anos da Independência do Brasil), Consultor da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) - INEP para avaliações em larga escala. Líder do PHERA - Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos da Unipampa, Campus Bagé e Coordenador do Projeto de Pesquisa-Extensão: "Repositório Digital TATU" (http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu): espaço que tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa e compor um acervo digital acessível para pesquisadores interessados na área de História da Educação. Possui experiência e interesse nas seguintes áreas de pesquisa: História da Educação; Repositórios Digitais, Acervos Escolares/Históricos, Impressos Pedagógicos/Imprensa de Educação, Formação de Professores, Movimentos Sociais e Educação Popular.

Pubblicato

2022-12-15

Come citare

Collares da Silva, J., & Carvalho Bica, A. (2022). As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976). Revista De História E Historiografia Da Educação, 5(11), p. 251–276. https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.88011

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo