Instituições educativas e embates político-pedagógicos: a construção da escola no Ceará

Autores/as

  • Maria Juraci Maia Cavalcante
  • José Wagner de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89011

Palabras clave:

Escola, República, Instituições, Debate pedagógico, Ceará

Resumen

Trata da história política da escola no Ceará, com base na produção historiográfica local e nacional. Toma por foco algumas instituições de ensino, como lugares ou roteiros de observação do fenômeno educativo, referentes a três grandes períodos da história do Ceará, que acompanham a construção do Brasil como nação e sociedade: 1) Colônia: o Hospício de Aquiraz (1723-1759); 2) Império: o Liceu do Ceará (1845), o Seminário da Prainha (1864), a Escola Normal (1884); 3) República: a Faculdade de Direito (1903) e a Escola Normal reformada (1922). Feito isso, destaca os debates que animaram intelectuais, atores políticos e educadores a criar/reformar instituições e políticas educativas republicanas, entre os anos 1920-1930, quando se instala o chamado Estado Novo, e os anos 1950, que demarcam um curto e intenso período de retomada da democracia no Brasil, com o embate entre católicos e laicos, o ensino rural e técnico, a tradição e a inovação educacional. 

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Cavalcante, M. J. M., & Almeida, J. W. de. (2022). Instituições educativas e embates político-pedagógicos: a construção da escola no Ceará. Revista De História E Historiografia Da Educação, 5(11), p. 115–146. https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89011

Número

Sección

Dossiê Temático