Condições de trabalho, formação e imagens sociais: história da profissão docente no Piauí (1961-1971) / Working conditions, training and social imagens: history of the teaching profession in Piauí (1961-1971)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.74508

Palavras-chave:

História da profissão docente, Imprensa, Memória, Jornal como Fonte, Magistério Piauiense / History of the teaching profession, Press, Memory, Newspaper as source, Piauí magisterium

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa que buscou investigar o tema profissão docente, com ênfase nos registros da imprensa piauiense no período de 1961 a 1971. Como recorte cronológico, designou-se o ano de 1961 como início – devido à implementação da Lei 4024/61 –, e como término, o ano de 1971, tendo em vista a promulgação da lei 5692/71. Tais eventos configuram marcos educacionais significativos, porquanto propuseram mudanças para a profissão docente. Dentre as fontes consultadas, disponíveis para consulta e cujas notícias tratam, principalmente, das condições de trabalho de professores, das políticas educacionais e da formação de professores, elencaram-se os jornais: O Dia, O Liberal, Folha do Nordeste, Folha da Manhã e o Liberal. Assim, analisaram-se oito notícias, distribuídas ao longo de três anos distintos, divulgadas em quatro jornais diferentes. Após a coleta dos dados, as notas  selecionadas foram averiguadas e em seguida, promoveu-se um diálogo com as mensagens governamentais, mediante a leituras de livros, teses e dissertações que abordam a história da profissão docente no Piauí, especialmente por meio de referencial teórico fundamentado nos estudos de autores como: Brito (1996), Ribeiro (2003), Saviani (1978), Araújo (2012), Ghiraldelli Junior (2009), Vicentini e Lugli (2009), e Ponte (2005). Compreende-se a importância de a escola e a profissão docente retornarem à vitrine dos noticiosos, dada a necessidade de debater, realizar a crítica, lutar sempre pela profissionalização em detrimento da proletarização da profissão.

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This article is part of a research that sought to investigate the theme of the teaching profession, with an emphasis on the records of the Piauí press from 1961 to 1971. As a chronological cut, the year 1961 was designated as the beginning - due to the implementation of Law 4024/61 -, and as an end, the year 1971, in view of the enactment of Law 5692/71. Such events constitute significant educational milestones, as they proposed changes for the teaching profession. Among the sources consulted, available for consultation and whose news deals, mainly with the working conditions of teachers, educational policies and teacher training, the newspapers listed are: O Dia, O Liberal, Folha do Nordeste, Folha da Manhã and Liberal. Thus, eight news items were analyzed, distributed over three different years and published in four different newspapers. After collecting the data, the selected notes were investigated and then, a dialogue with governmental messages was promoted, through the reading of books, thesis and dissertations that address the history of the teaching profession in Piauí, especially through a theoretical framework based on studies by authors such as: Brito (1996), Ribeiro (2003), Saviani (1978), Araújo (2012), Ghiraldelli Junior (2009), Vicentini and Lugli (2009), and Ponte (2005). We understand the importance of the school and the teaching profession returning to the news showcase, given the need to debate, criticize, always strive for professionalization to the detriment of the profession's proletarianization.

Biografia do Autor

Jane Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Com a tese: Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2005). Concluído em dezembro de 2005, a dissertação com título, Picos e a consolidação de sua rede escolar, orientação do Professor Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas. Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidade de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades; membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Revista Epistemologia e Práxis Educativa; Revista Interlúdio: Educação Musical.. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Thais Batista Rabelo, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação na Universidade Federal do Piauí. Pesquisa na linha de História da Educação e na temática História da Profissão docente.Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2016). 

 

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Sousa, J. B. de, Monti, E. M. G. do, & Rabelo, T. B. (2020). Condições de trabalho, formação e imagens sociais: história da profissão docente no Piauí (1961-1971) / Working conditions, training and social imagens: history of the teaching profession in Piauí (1961-1971). Revista De História E Historiografia Da Educação, 4(10), p. 108–130. https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.74508

Edição

Seção

Fluxo Contínuo