História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica / History, narrative and education: dialogues, limits and possibilities of a theoretical reflection

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72380

Palavras-chave:

História, Narrativa, Ensino, Representação / History, Narrative, Education, Representation

Resumo

A narrativa foi — e é — objeto de reflexão na ciência história por diferentes autores e distintas abordagens. Este artigo acompanha o movimento de análise que tematiza a narrativa histórica, a fim de ampliar a reflexão acerca do “estatuto narrativo” da História acadêmica e didática e entender os limites e as possibilidades de sua pretensão em representar o passado. Com essa problematização, almeja-se colocar a narrativa como foco de análise no ensino de História como caminho passível para enfrentar as disputas de narrativas que perfilam o cotidiano da sala de aula. Para tanto, recorre-se a diferentes autores, em especial Paul Ricœur, para explicitar em que consiste a narrativa histórica e quais os procedimentos que atribuem legitimidade e reconhecimento a sua representação do passado. Pelo arcabouço teórico mobilizado, defende-se que os procedimentos constituidores da narrativa histórica podem ser acionados como uma estratégia viável para lidar com as disputas de narrativa em sala aula e promover o entendimento sobre a relação de confiança e credibilidade que esse relato escrito desfruta na tarefa de representar o passado.

***

The narrative was - and is - an object of reflection in history by different authors and different approaches. The article follows the movement of analysis that focuses on the historical narrative to broaden the reflection on the “narrative status” of History - academic and didactic – in order to understand the limits and possibilities of its claim to represent the past. With this problematization, the aim is to place the narrative as the focus of analysis in the teaching of History as a possible way to face the disputes of narratives that appear in the daily life of the classroom. To this end, it mobilizes different authors, especially Paul Ricoeur, to explain what the historical narrative consists of and which procedures give legitimacy and recognition to its representation of the past. Through the mobilized framework, it is argued that the procedures which constitute historical narrative can be used as a viable strategy to deal with classroom narrative disputes and to promote understanding of the relationship of trust and credibility that this written report rejoices in the task of representing the past.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). 
Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de livros didáticos e acadêmicos entre eles "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (Moderna, 2012), "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017) e "História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente" (EdUFPE e EdUFMA, 2018). Coordena o laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil). É professor do Mestrado Interdisciplinar (PDTSA) e professor e coordenador do PPGHIST/Unifesspa (Mestrado Acadêmico).

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2020). História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica / History, narrative and education: dialogues, limits and possibilities of a theoretical reflection. Revista De História E Historiografia Da Educação, 4(10), p. 207–238. https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72380

Edição

Seção

Fluxo Contínuo